terça-feira, 8 de setembro de 2009

Síndrome do Pensamento Acelerado


A SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) é uma doença moderna caracterizada principalmente pelo excesso de estímulos abstraídos da televisão, Internet, etc. As pessoas que sofrem desse problema não conseguem manter uma qualidade de vida desejável, pois são inconstantes, insatisfeitas e emocionalmente instáveis. A ansiedade que manifestam no dia-a-dia faz com que se sintam desmotivadas e impulsionadas a querer sempre mais, daí a inconstância e a compulsão pelas conquistas.


Devido ao excessivo número de informações diárias, preocupações sociais e intensa atividade no trabalho, esses indivíduos tornam-se irritados, insatisfeitos com sua própria vida, têm dificuldades para se concentrarem, insônia, cansaço, fadiga e se sentem incapazes de sentir alegria na realização das atividades diárias. No meio escolar podemos observar que o índice de casos da SPA é extremamente expressivo, pois os alunos demonstram uma dificuldade acentuada em manter a atenção nas atividades, nas explicações do professor e, ainda, expressam uma certa dose de agressividade e impaciência que chega a assustar educadores e até mesmo os pais.Entretanto faz-se necessário frisar que esta doença não atinge somente crianças, mas uma grande maioria de pessoas que se expõe à velocidade da informação veiculada hodiernamente.
Segundo o psicólogo Augusto Cury, a televisão apresenta-nos mais de sessenta personagens por hora, cada uma com um tipo diferente de personalidade. A mente humana registra-as e depois faz uso delas para afrontar professores, pais, etc. Portanto, para evitar esse mal, de acordo com o Dr. Cury, "é necessário que se adote um novo estilo de vida, equilíbrio emocional para desacelerar os pensamentos, tornar-se uma pessoa estável e ter uma vida feliz. Em relação aos alunos, os professores e pais devem ser criativos e inovadores propiciando situações de aprendizagem que sejam compatíveis com o novo contexto desenvolvimentista que se nos apresenta".


A SPA influencia diretamente a nossa qualidade de vida.
De que forma?
Imaginemos duas pessoas que saem todos os dias para o trabalho, percorrendo exatamente o mesmo caminho que atravessa uma magnífica paisagem. Uma delas aprecia a paisagem permitindo que ela torne o seu dia mais agradável e positivo, é normalmente uma pessoa de bem com a vida, tranquila, afável; a outra não consegue apreciar a paisagem do caminho, é alguém facilmente irritável e geralmente sofre de ansiedade. Esta segunda pessoa sofre de SPA. Segundo as palavras de Augusto Cury, "O SPA é caracterizado por baixa concentração, dificuldade em lidar com estímulos da rotina diária, irritabilidade, esquecimento, ansiedade intensa". Num dos seus recentes livros, o autor grita a dezenas de países, onde a sua obra já foi publicada, que a sociedade moderna comete um grave crime contra a juventude mundial ao bombardeá-la constantemente com novos estímulos de informação, principalmente através das TVs. Recomenda aos professores atividades como sentar em duplo círculo ou ouvir música (de preferência, música clássica) durante a aprendizagem. Com isso pretende que os atuais professores procurem incutir nos jovens o prazer pela aprendizagem.

Aqui vão as recomendações de Augusto Cury:
- "Gerenciar os pensamentos e não deixar que a velocidade deles seja aumentada é um fator para controlarmos e evitarmos o estresse. Todo pensamento registrado não pode ser apagado, apenas pode ser redirecionado."
- "...fazer micro relaxamentos, treinar desacelerar, insistir nisso mesmo que não se consiga e contemplar o belo para nos libertarmos do SPA."
- "Represar o sentimento atrás da agressividade ou do intelecto adoecem muito, quem mora só e trabalha com informações lógicas tem que ter atividades de lazer e bons amigos para conversar, temos que perder o medo de falarmos de nós mesmos.
"Vamos finalizar com uma definição de Qualidade de Vida segundo Augusto Cury:
"Ter qualidade de vida é desenvolver as funções mais importantes da inteligência, tais como pensar antes de reagir, expor e não impor as idéias, trabalhar perdas e frustrações. É sonhar e lutar pelos sonhos. É investir naquilo que se ama. É fazer das coisas simples e anônimas um espetáculo aos nossos olhos. É se apaixonar por Deus, independente de uma religião, e se apaixonar pela humanidade."



Por Vanessa Machado