Ficha de Observação
Nome do aluno:_____________________________________________________________
Idade :_________________Data de Nascimento:_____________Turma:___________
Está indo bem na escola?_______________________________________________
É inquieto?_________Em que momento? _______________________________________
Como se comporta em brigas?Agride ou chora?________________________________
Como reage quando contrariado?
________________________________________________________________________________
Precisa de ajuda para realizar tarefas? Quais?
________________________________________________________________________________
Apresenta dificuldades em cálculos?
________________________________________________________________________________
Apresenta dificuldades em leitura e escrita?
________________________________________________________________________________
Como é sua postura na cadeira escolar?
________________________________________________________________________________
Aponta muito o lápis?
________________________________________________________________________________
Apresenta dificuldade motora?
________________________________________________________________________________
Na leitura oral apresenta:
( ) leitura silábica
( ) leitura tropeçante
( ) leitura corrente e expressiva
( ) boa compreensão do texto lido
Como se comporta emocionalmente?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Em qual característica se enquadra?
( ) Agressivo
( ) Passivo
( ) Dependente
( ) Medroso
( ) Retraído
( ) Inquieto
( ) Impulsivo
( ) Calmo
( ) Disperso
( ) sem limites
Apresenta alguma outra dificuldade em sala de aula? Quais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Comparada a outras crianças, parece:
( ) Mais infantil
( ) Na média
( )Mais maduro
Porquê?_________________________________________________________________________
Observações:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Data e assinatura
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FICHA
DE OBSERVAÇÃO SOBRE O DITADO DO PONTO DE VISTA PSICOMOTOR
Nome do
aluno:_________________________________________________________________
Turma:________________________________________________________________________
Características
da escrita
Escrita incompreensível e ilegível
|
( ) Sim
|
( ) Não
|
|
Velocidade na escrita
|
( ) Média
|
( )Muito rápida
|
( ) Muito lenta
|
Má orientação espacial no papel
|
( ) Sim
|
( ) Não
|
|
Escrita em espelho
|
( ) Sim
|
|
|
Preensão do lápis no papel
|
( ) Muito forte com tônus
muscular aumentado
|
( ) Muito fraca, com tônus
muscular rebaixado
|
( ) Média
|
Tipos de
erros
Falta de sinais de pontuação e
acentuação de palavras
|
( ) Sim
|
( )Não
|
Troca de letras ou sílabas
|
( ) Sim
|
( )Não
|
Inversão de letras
|
( ) Sim
|
( )Não
|
Omissão de letras ou sílabas
|
( ) Sim
|
( )Não
|
Aglutinação
|
( ) Sim
|
( )Não
|
Repetição de palavras ou sílabas
|
( ) Sim
|
( )Não
|
Substituição de palavras por
outras
|
( ) Sim
|
( )Não
|
Acréscimo de letras ou sílabas
|
( ) Sim
|
( )Não
|
Confusão de letras de formas
parecidas
|
( ) Sim
|
( )Não
|
Postura
ao escrever e forma de preensão do lápis
Postura ao escrever
|
( ) Correta
|
( ) Incorreta
|
Modo de pegar o lápis
|
( ) Correto
|
( ) Incorreto
|
Observações:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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FICHA DAS OBSERVAÇÕES SOBRE A PROVA DE MATEMÁTICA DO PONTO DE VISTA PSICOMOTOR
Nome do aluno :_________________________________________________________________
Turma:_________________________________________________________________________
Turma:_________________________________________________________________________
Grafismo Matemático
Em operações em que se deve armar e alinhar as contas, observa-se:
( ) Obedece às colunas da dezena, centena e milhar.
( ) Obedece à direção espacial da direita para a esquerda ( quando vai realizar alguma operação matemática)
( ) Inverte os números (em espelho)
Ao ler o enunciado do problema, verifica-se:
( ) Tem dificuldade em ler e entender o que lê
( ) Possui raciocínio lógico matemático necessário
Boa noção espacial e temporal nas seguintes operações:
( ) Correspondência termo a termo
( ) Determinação do valor posicional
( ) Noção de espaço nos conjuntos matemáticos
( ) Percepção dos comprimentos e das formas
( ) Geometria
( ) Aspecto ordinal e cardinal do número ( sabe que número vem antes ou depois de outro)
Outros tipos de erros:
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Fonte:Oliveira; Gislane