Provas operatórias: | |||
A intenção desta sessão é mostrar as provas e suas modificações para aqueles que estão iniciando na psicopedagogia. Não nos cabe aqui detalhar como a prova é aplicada, devendo o estudante buscar em livros como os de Jorge Visca ou Piaget o procedimento para aplicação das mesmas. | |||
1. PROVAS DE CONSERVAÇÃO: | |||
1.1. Conservação da quantidade de matéria | |||
Materiais: - 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro. Obs.: É interessante que escolha cores correspondentes a substâncias comestíveis. | Igualdade inicial: | Modificação do elemento experimental (achatamento) | |
Modificação do elemento experimental (alargamento) | Modificação do elemento experimental (partição) | ||
1.2. Conservação de quantidade de líquidos | |||
Materiais: - 2 vasos iguais A1 e A2 - 1 vaso mais fino e alto B - 1 vaso mais largo e baixo C - 4 vasinhos iguais D1, D2, D3, D4 - 2 copos contendo líquidos de cores diferentes | Igualdade inicial: | ||
Primeira modificação: | Segunda modificação | Terceira modificação : | |
1.3. Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos | |||
Materiais: - 10 fichas vermelhas - 10 fichas azuis cada um com 2 cm de diâmetro | Igualdade inicial: | Correspondência termo a termo: | |
Primeira modificação espacial: | Segunda modificação espacial: | Terceira modificação espacial: | |
1.4. Conservação de superfície | |||
Materiais: - 2 folhas de cartolina verde ou papel E.V.A. (20x25) - 12 quadrados de cartolina ou E.V.A. na cor vermelha com cerca de 4 cm de lado - 1 vaquinha | Igualdade inicial: | Perguntas iniciais | |
Perguntas iniciais | Retorno empírico | Primeira modificação espacial: | |
Segunda modificação espacial | Outra modificação espacial sugerida | Terceira modificação espacial | |
1.5. Conservação de volume | |||
Materiais: - 2 vasos iguais - 2 massas de modelar de cores diferentes - 2 copos contendo líquidos de cores diferentes | Igualdade inicial: | Modificação do elemento experimental (achatamento) | |
Modificação do elemento experimental (alargamento) | Modificação do elemento experimental (partição) | ||
1.6. Conservação de peso | |||
Materiais: - 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro. - 1 balança com dois pratos cuja leitura seja pela posição dos braços. | Igualdade inicial: | Modificação do elemento experimental (alargamento) | |
Modificação do elemento experimental (achatamento) | Modificação do elemento experimental (partição) | ||
1.7 Conservação de comprimento | |||
Materiais: - 1 corrente ou barbante de aproximadamente 10 cm - 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm | Apresentação das correntes. Perguntas iniciais | Primeira situação | |
Segunda situação | |||
2. PROVAS DE CLASSIFICAÇÃO: | |||
2.1. Mudança de critério - Dicotomia | |||
Materiais: - 5 círculos vermelhos de 2,5 cm de diâmetro. - 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro. - 5 círculos vermelhos de 5 cm de diâmetro. - 5 círculos azuis de 5 cm de diâmetro. - 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado. - 5 quadrados azuis de 2,5 cm de lado. - 5 quadrados vermelhos de 5 cm de lado. - 5 quadrados azuis de 5 cm de lado. - 2 caixas planas de mais ou menos 4 a 5 cm de altura e uns 12 cm de lado. | Material | Classificação por cores sem caixa | |
Classificação por cores usando a caixa | Classificação por formas usando a caixa | Classificação por tamanho usando a caixa | |
2.2. Quantificação de Inclusão de classes | |||
Materiais: Com flores: - 10 margaridas - 3 rosas vermelhas Com animais - 10 coelhos ou outra espécie - 3 camelos ou outra espécie Pode-se fazer também com: - 10 carros - 3 ônibus | |||
2.3. Intersecção de classes | |||
Materiais: - 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro - 5 círculos vermelhos também de 2,5 cm de diâmetro - 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado - 1 folha de cartolina ou papel E.V.A. com dois círculos em intersecção, sendo que um preto e outro amarelo. Obs.: os 5 círculos devem poder entrar na intersecção. | | ||
3. SERIAÇÃO | |||
3.1. Seriação de palitos | |||
Materiais: - 10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença de 0,6 mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 11,5 cm. | |||
4. PROVAS OPERATÓRIAS PARA O PENSAMENTO FORMAL | |||
4.1. Combinação de fichas | |||
Materiais: - 6 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma. | | ||
4.1. Permutação de fichas | |||
Materiais: - 4 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma. | |||
4.2. Predição | |||
Materiais: - 17 fichas verdes - 10 fichas amarelas - 6 fichas lilases - 1 ficha branca - 1 saco de pano | | ||
Bibliografia: VISCA, Jorge. El diagnostico operatorio em la practica psicopedagogica. Buenos Aires, Ag.Serv,G,. 1995. |
ESPAÇO PENSARE - Atendimento Educacional Especializado / Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia,Neuropsicopedagogia - Freguesia / Jacarepaguá Tel. 3093-0575 / 9-64566055 (WathsApp)
Provas Operatórias
Assinar:
Postagens (Atom)