Provas Operatórias

Provas operatórias:






A intenção desta sessão é mostrar as provas e suas modificações para aqueles que estão iniciando na psicopedagogia. Não nos cabe aqui detalhar como a prova é aplicada, devendo o estudante buscar em livros como os de Jorge Visca ou Piaget o procedimento para aplicação das mesmas.

1. PROVAS DE CONSERVAÇÃO:
    1.1.  Conservação da quantidade de matéria
Materiais:

- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.

Obs.: É interessante que escolha cores correspondentes a substâncias comestíveis.
 
Igualdade inicial:
Modificação do elemento experimental (achatamento)
Modificação do elemento experimental (alargamento)
Modificação do elemento experimental (partição)

 
  
 1.2.  Conservação de quantidade de líquidos
Materiais:

- 2 vasos iguais A1 e A2
- 1 vaso mais fino e alto B
- 1 vaso mais largo e baixo C
- 4 vasinhos iguais D1, D2, D3, D4
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes




 
Igualdade inicial:
 
Primeira modificação:
Segunda modificação 
Terceira modificação :
   
1.3.  Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos
Materiais:

- 10 fichas vermelhas
- 10 fichas azuis
cada um com 2 cm de diâmetro

 
Igualdade inicial:
Correspondência termo a termo:
Primeira modificação espacial:
Segunda modificação espacial:
Terceira modificação espacial:

1.4.  Conservação de superfície
Materiais:

- 2 folhas de cartolina verde ou papel E.V.A. (20x25)
- 12 quadrados de cartolina ou E.V.A. na cor vermelha com cerca de 4 cm de lado
- 1 vaquinha
 
Igualdade inicial:
Perguntas iniciais
Perguntas iniciais
Retorno empírico
Primeira modificação espacial:
Segunda modificação espacial
Outra modificação espacial sugerida
Terceira modificação espacial

1.5.  Conservação de volume
Materiais:

- 2 vasos iguais
- 2 massas de modelar de cores diferentes
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes
 
 
 
 
 
 
Igualdade inicial:
Modificação do elemento experimental (achatamento)
Modificação do elemento experimental (alargamento)
Modificação do elemento experimental (partição)
 


1.6.  Conservação de peso
Materiais:

- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.
- 1 balança com dois pratos cuja leitura seja pela posição dos braços.
 
Igualdade inicial:
Modificação
do elemento experimental (alargamento)
Modificação do elemento experimental
(achatamento)
Modificação do elemento experimental (partição)




1.7  Conservação de comprimento
Materiais:

- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 10 cm
- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm


 
Apresentação das correntes. Perguntas iniciais
Primeira situação
Segunda situação


  2. PROVAS DE CLASSIFICAÇÃO:

2.1.  Mudança de critério  -  Dicotomia 
Materiais:

- 5 círculos vermelhos  de 2,5 cm de diâmetro.
- 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro.
- 5 círculos vermelhos de 5 cm de diâmetro.
- 5 círculos azuis de 5 cm de diâmetro.
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado.
- 5 quadrados azuis de 2,5 cm de lado.
- 5 quadrados vermelhos de 5 cm de lado.
- 5 quadrados azuis de 5 cm de lado.
- 2 caixas planas de mais ou menos 4 a 5 cm de altura e uns 12 cm de lado.
Material





 
Classificação por cores sem caixa







Classificação por cores usando a caixa
Classificação por formas usando a caixa
Classificação por tamanho usando a caixa


2.2.  Quantificação de Inclusão de classes
Materiais:

Com flores:
- 10 margaridas
- 3 rosas vermelhas

Com animais
- 10 coelhos ou outra espécie
- 3 camelos ou outra espécie

Pode-se fazer também com:
- 10 carros
- 3 ônibus


2.3.  Intersecção de classes
Materiais:

- 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro
- 5 círculos vermelhos também de 2,5 cm de diâmetro
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado
- 1 folha de cartolina ou papel E.V.A. com dois círculos em intersecção, sendo que um preto  e outro amarelo. 
Obs.: os 5 círculos devem poder entrar na intersecção.

 


3.  SERIAÇÃO

3.1.  Seriação de palitos
Materiais:

- 10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença de 0,6 mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 11,5 cm.


 


4.  PROVAS OPERATÓRIAS PARA O PENSAMENTO FORMAL

4.1.  Combinação de fichas
Materiais:

- 6 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.

 

 

4.1.  Permutação de fichas
Materiais:

- 4 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.

 
 


4.2.  Predição
Materiais:

- 17 fichas verdes
- 10 fichas amarelas
- 6 fichas lilases
- 1 ficha branca
- 1 saco de pano

 

 
Bibliografia:
VISCA, Jorge. El diagnostico operatorio em la practica psicopedagogica. Buenos Aires, Ag.Serv,G,. 1995.
  Fonte: Psicopedagogiabrasil