Acredita-se que um grande marco acontece no início da construção escrita. A criança descobre um mundo diferente de possibilidades, porém encontra muitos obstáculos que podem atrapalhar esse processo.
Percebemos em nossa sociedade que a infância está adiantando esse desenvolvimento. Cada vez mais cedo elas aprendem a ler e escrever, adiantando assim todo o mecanismo orgânico.
Para pensarmos neste processo , precisamos analisar algumas questões:
Qual a idade ideal para ser alfabetizado?
Qual melhor método de aplicação?
Cada criança tem seu ritmo e muitas vezes em um grupo escolar encontramos aqueles que não conseguem acompanhar o que está sendo lançado de forma global.
É comum em turmas de alfabetização, observarmos crianças que não querem ir para escola ou mesmo resistem na realização de algumas tarefas, visto baixo grau de maturidade existente, não estando prontas para tais exigências.
O período de alfabetização deve ser oferecido de forma acolhedora e criativa, para que os objetivos possam ser alcançados com sucesso. É necessário entender o grupo e perceber de que forma aprendem e que estratégias usar para facilitar essa construção.
Então a idade ideal aparece no momento em que a criança estiver pronta em seus aspectos: Físicos, Emocionais e Sociais. No que diz respeito ao método a ser utilizado, acredito que todos são eficientes, porém alguns estreitam a relação do aprendente com o objeto que lhe é proposto, dificultando a construção do letramento. É necessário conhecer os estilo de aprendizagem do aluno, da turma para que o modelo aplicado possa alcançar grande parte do grupo, obtendo assim resultados satisfatórios no processo ensino-aprendizagem.
Por Vanessa Machado