A Neuropsicopedagogia é área de estudo das neurociências na qual objetiva a análise dos processos cognitivos , potencialidades pessoais e perfil sócio– econômico,a fim de construir indicadores formais para a intervenção clínica frente aos educandos padrões com baixo desempenho e que apresentam disfunções neurais devido a lesão neurológica de origem genética , congênita ou adquirida.” ROTTA Apud COSENZA: 2010.
Neuropsicopedagogia é a "Abordagem neurológica de distúrbios e de incapacidades de aprendizagem. A Neuropsicopedagogia é de grande utilidade para o psicopedagogo clínico, pois possibilita o diagnóstico de processos anormais na estrutura, na organização e no funcionamento do sistema nervoso central, por meio de testes de avaliação neuropsicológica, aplicáveis a indivíduos portadores de problemas de aprendizagem". (Rodrigues, Roberto. In: REVISTA CAESURA. Pelotas (RS): Universidade Católica, n.9, 1996, p.34-40.)"
Neuropsicopedagogia é a "Abordagem neurológica de distúrbios e de incapacidades de aprendizagem. A Neuropsicopedagogia é de grande utilidade para o psicopedagogo clínico, pois possibilita o diagnóstico de processos anormais na estrutura, na organização e no funcionamento do sistema nervoso central, por meio de testes de avaliação neuropsicológica, aplicáveis a indivíduos portadores de problemas de aprendizagem". (Rodrigues, Roberto. In: REVISTA CAESURA. Pelotas (RS): Universidade Católica, n.9, 1996, p.34-40.)"
Fonte: Aula Inaugural Curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia - RJ com Prof. João Beauclair